sexta-feira, 13 de julho de 2012

Antes e Depois dos Roqueiros!

Sexta 13 - Dia Mundial do Rock´N Roll!



Sexta-feira 13/07 se comemora o dia mundial do Rock´n Roll! O dia virou aniversario do rock por conta dois shows organizados por Bob Geldof que contou com a presença de diversos roqueiros, o primeiro show tinha como objetivo o fim da fome na Etiópia e o segundo, muito maior, queria pressionar os lideres do G8 para perdoar as dividas dos países mais pobres e erradicar a miséria no mundo! A intenção de Bob era mostrar que o Rock não é um mero simbolo de rebeldia mas um simbolo de luta também que pode mobilizar em torno de uma causa, a favor da justiça ou contra uma injustiça! Mas como deu pra notar o dia em homenagem ao Rock esse ano é o emblemático Sexta-feira 13, e em homenagem as duas coisas trazemos o antes e depois de alguns nomes ícones do Rock´n Roll ainda vivos!


Roqueiros Estrangeiros!







Axl Rose e Guns´n Roses












Os clássicos gunssers Axl, Slash, Duff Mckagan, Steven Adler e Izzy Stradlin que foram responsáveis pelos tempos mais conturbados e loucos da banda mas também o de levantada do nome do Guns e seu sucesso mais estrondoso!

O Guns foi aos poucos se desmembrando, muitas confusões e drogas marcaram a historia da banda e no fim alguns desentendimentos e cobranças desfizeram a formação marcante da banda dando lugar a outros músicos! Da formação clássica restou Axl, afinal sem ele Guns´n Roses perderia totalmente o sentido! A ultima apresentação em turne da banda, considerada como a aparição do novo Guns incluiu a apresentação no Rock in Rio 3! Muitos fãs sentem saudade dos marcantes gunssers e pedem uma turnê mundial desta formação que escreveu o nome da banda entre os grandes do Rock!



Lita Ford


Carmelita Ford mais conhecida como Lita Ford é vocalista e guitarrista, quando jovem já era fã de rock e tocava em festas, como a garota em meio a diversas bandas masculinas, quando chamou a atenção das The Runaways ainda em formação, com apenas 16 anos entrou no grupo que marcou a cena do rock não só pela sua música mas também pela sua formação totalmente feminina! Após o termino das Runaways Lita lançou carreira solo com alguns sucessos!


Joan Jett


Joan Marie Larkin foi uma das fundadoras da banda The Runaways, cantora, baixista e guitarrista, também lançou carreira solo depois do final da banda! É conhecida por diversos sucessos, principalmente pela musica I Love Rock´n Roll, já foi relacionada como uma das melhores guitarristas de todos os tempos! Em 2010 foi lançado nos cinemas um filme em homenagem a trajetória da banda The Runaways onde Joan é interpretada pela atriz Kristen Stewart!


Ozzy Osbourne e Black Sabbath

O Black Sabbath é considerada pioneira no que se refere a um som mais pesado, a formação histórica da banda contava com Geezer Butler, Tony Lommi, Bill Ward e Ozzy Osbourne! Depois de Ozzy ter deixado o Black Sabbath houveram diversas outras substituições com grande dificuldade para o encontro das pessoas ideais! Ozzy lançou carreira solo e continuou marcando seu nome, não só pela musica mas pela polemica em torno de si! Em 2011 após a descoberta de um câncer por Lommi projetos já inciados de uma reunião dos originais membros do Sabbath foram postos pra funcionar, Bill Ward foi substituído por crer que os termos contratuais eram injustos! O Black Sabbath faz apresentações esse ano com quase todos os seus originais, a primeira deste projeto foi em 19 de maio deste ano com esgotamento de ingressos!


Shirley Manson

Outra mulher no mundo do rock é a vocalista da banda Garbage que além de cantora é atriz e já foi modelo da marca Calvin Klein! Nos anos 90 Shirley esteve no ápice do rock alternativo e ainda hoje esta a frente da Garbage com apresentações e sucessos! 




Rolling Stones

Uma das mais antigas bandas de Rock ainda em atividade os Stones fizeram já 50 anos de historia, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Charlie Watts, fazem a formação atual dos Stones, a original tinha Bill Wyman e Brian Jones e todos os outros menos Wood! Os Stones tem dezenas de sucessos mundialmente conhecidos, além do simbolo da banda ser usado nas mais diversas estampas como uma coisa   que representa a juventude e a rebeldia até hoje!

Roqueiros Brasileiros!


Rita Lee

Musa do Rock brasuca , Rita Lee tem quase 50 anos de carreira e ao longo disso já cantou com os músicos mais prestigiados do pais! O começo da aparição marcante vem com Os Mutantes e só aumenta em destaque com a carreira solo!  As músicas de Rita além de rock, também brincam com os outros gêneros, e diversas delas tornam-se sucessos emblemáticos, que continuam apreciadas pelas diferentes gerações, não perdendo destaque com o tempo! 





BLITZ - Evandro Mesquita e Fernanda Abreu

Ambos foram integrantes da banda Blitz, uma das precursoras do rock nacional, Evandro era vocalista e guitarrista e Fernanda backing vocal, um dos sucessos da banda que tocam até hoje é Você Não Soube Me Amar, após a saida da banda Fernanda seguiu como cantora tendendo para outros estilos musicais, já Evandro também lançou carreira solo com alguns sucessos, hoje é bastante conhecido pelo seu personagem na TV  e retornou com a Blitz em nova formação!





Paralamas do Sucesso

Parte do quarteto sagrado do rock brasileiro junto com outras grandes bandas como Barão Vermelho, Legião Urbana e Titãs, o Paralamas começou como uma reunião de amigos que decidiram fazer musica! Com pouco mais de duas décadas de vida e com esse tempo exato da formação que dura até hoje, Herbet Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, Os Paralamas do Sucesso são uma banda de sucesso com hits conhecidos e cantados por todos, mas também um simbolo da amizade e espirito do rock, refletindo a juventude que junta os amigos pra se divertir e tocar um rock!








Angela Rô Rô

Ganhou o apelido pela voz característica, rouca e grave, que virou seu nome artístico! Angela fez grandes composições, regravadas depois por diversos artistas, sua consagração veio por meio do rock, mesmo que há quem a enquadre no gênero MPB, entre suas musicas de sucesso estão Amor, Meu Grande Amor que ficou muito mais conhecida quando executada pelo Barão Vermelho! Teve uma carreira polemica envolvida em diversas confusões, não só pelo envolvimento com as drogas mas também por sua personalidade, chegou a deixar uma entrevistadora falando sozinha uma vez por conta da jornalista desviar do objetivo da reportagem para questionamentos pessoais e insinuações! 


Capital Inicial

O Capital é uma das bandas que surgiram do grande caldeirão de talentos que na época estavam aparecendo na região de Brasilia, muitos deles eram amigos, se conheciam, tocavam ou ouviam o rock estrangeiro juntos e assim começaram a fazer o rock nacional, dentro dessa turma estava o garoto que assinava apenas Dinho numa pequena publicação que falava da nova musica, o rock! No inicio a banda tocou em muitos palcos independentes até chegar a gravar e estourar com sucessos como Musica Urbana! A formação atual tem Dinho Ouro Preto, Yves Passarell, Flavio e Fê Lemos!