domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães!

Origem do Dia das Mães
Há três origens para o dia das mães a mais antiga vem da Grécia quando na entrada da primavera ocorria uma homenagem a Reia, mãe de todos os deuses(aquela que salvou Zeus de ser engolido), a segunda se refere ao dia de folga das operarias inglesas do séc XVII, que era dedicado a ficar em companhia das mães, o mais recente e mais famoso é americano e conta a historia de Annie Jarvis. Essa jovem americana do inicio do séc XX entrou em profunda depressão ao perder sua mãe, vendo o estado de Annie suas amigas tiveram uma ideia para tentar tirá-la daquele estado e firmaram um dia para perpetuar a memoria da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que isso fosse estendido para todas as mães, vivas ou mortas, e foi assim que a data do dias das mães começou a se popularizar pelos Estados Unidos tornando-se oficial em 1914. No Brasil a comemoração foi fixada em 1932 no segundo domingo de maio!

Mãe é:
Pode existir diversos estilos de mãe aquela com uma cara de mais durona, outra mais doidinha, a mais patricinha e a mistura de tudo isso bem mãezona, enfim, mãe não é igual, mas tem coisas parecidas, ou deveria ter, pra mim mãe deve ser:

Aquela que sabe quem você é sem exatamente precisar sabê-lo, aquela de quem você já gosta do cheiro mesmo só tendo sentido uma vez, um ser que te transmite bem estar pela presença, que te diz que tudo vai ficar bem mesmo quando tudo parece desmoronar ao seu redor, aquela que está sempre disposta a te atender, a que te salva das maiores enrascadas e mesmo quando te vê em situações embaraçosas ainda diz que te ama! Aquela mulher que se dividi em mil pra fazer tudo pra ela e ainda tem tempo de cuidar de você, porque ela te põe antes mesmo sem você saber! Aquela que se preocupa, perguntando se você tem fome, se você está se agasalhando, como se você ainda fosse uma criança, porque pra ela você sempre será daquele tamanhinho, mesmo que ela respeite que você cresceu! Mãe é aquela dona de um amor imenso dedicado aos seus filhos!

Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido,aquele que ela mais amava.E ela deixou entrever um sorriso,respondeu:

"Nada é mais volúvel que um coração de mãe".E como mã lhe respondeu:o filho predileto,aquele a quem me dedico de corpo e alma é o meu filho doente até que sare
O que partiu,até que volte
O que está cançado,até que descanse
O que está com fome,até que se alimente
O que está com sede,até que beba
O que está estudando,até que aprenda
O que está nu,até que se vista
O que nao trabalha até que se empregue
O que namora,até que se case
O que casa até que conviva
O que é pai,até que os crie
O que prometeu,até que cumpra
O que chore,até que cale
E já com o semblante bem distante daquele sorriso completou:
O que me deixou,até que o reencontre

aaaaaaimaaaaaaaaaatodáimaaaaaaaaatodaimaaaaaaaaatodaaaaaaaaimaaaaaaaaatodaimaaa
aaaaaimaaaaaaaaaaatodaimaaaaaaaatodaaaaimaaaaaaatodaaaaaaaaimaaaaaaaaatodaimaaa
aaaaaaaimaaaaaaaaaaaaaaaaateaaaaatodaaaaimaaaaaatodaaaaaaaaimaaaaaaaaaamãeaaaaa
aaaaaaaimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatodaaaaaimaaaaatodaaaaaaaaimaaaaaaaaaaaaaaaaaa
aaaaaaaimaaaaaaaaatodaimaaaaaaaaatodaaaaaaaimaaatodaaamoaaimaaaaaaaaatodáimaaa
aaaaaaaaaaaaaaaaaaatodaimaaaaaaaatodaaaaaaaaimaatodaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatodaimaa


Você pode chamar sua mãe de formas diferentes como mainha, mamãe ou só mãe ou talvez a pessoa que você dedique esse dia seja seu pai-mãe, sua tia ou sua vó! O que importa mesmo é que essa pessoa transborde amor por você! Que quando você vir tenha vontade de abraçar e beijar e ela faça o mesmo e pergunte como você está! Se você tem alguém assim na sua vida, faça de amanhã um dia pra celebrar esta pessoa, seja você mesmo o presente e dizendo aquilo que sente!

Lírios
Um dos presentes mais clássicos que os filhos costumam dar as suas mães nesse dia é um vaso de flores, uma coisa que transmite beleza e vida ao mesmo tempo! Cada flor tem um significado especial, e o ideal é dar a sua mãe a flor que ela mais aprecia! 
Os Lírios são interessantes porque é uma planta muito antiga que já foi considerada mágica e com efeitos de proteção e entre seus significados estão: a pureza, doçura, majestade, nobreza e saudade! Além disso curiosamente no Egito essa flor era ligada a Deusa Ísis, considerada mãe e esposa ideal, chamada deusa da maternidade e fertilidade! No Cristianismo a flor é ligado a Virgem Maria! A mensagem muda conforme a cor da flor, há o tradicional branco, mas você também pode optar pelo laranja por exemplo e dizer o quanto sua mãe é uma pessoa fascinante!
Feliz Dia das Mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário