domingo, 1 de abril de 2012

Os Melhores 1 de Abril da Historia!

Como todos sabem o dia 1 de Abril é mundialmente conhecido como o dia da mentira, e todos adoram pregar uma peça nesse dia já que a mentira é moralmente uma coisa errada e o somente uma vez por ano se faz mais tolerável como uma brincadeira infantil, mas obviamente cuidado com suas brincadeiras! O dia dos tolos como também é conhecido é uma tradição muito antiga e anualmente, além das pessoas comuns, vários meios de comunicação veiculam suas próprias peças, algumas tomando grandes proporções! Mas porque será que justo esse dia foi escolhido?

Porque 1 de abril é o dia da Mentira?

A explicação mais aceita é que tudo teria começado na França devido a uma mudança de calendário! Desde o século XVI o Ano Novo era comemorado em uma festa que durava uma semana, começando no dia 25 de março e terminando no dia 1 de Abril, mas, em 1564, depois da adoção do calendário Gregoriano o Rei Carlos IX da França instituiu que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de janeiro, alguns franceses resistiram a mudança e continuaram a seguir o antigo calendário que estabelecia a virada em abril e passaram a ser ridicularizados, recebendo presentes estranhos e convites para festas inexistentes, essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries(que significa piadas)! Em países de língua inglesa este dia é conhecido como April Fool´s Day (Dia dos Tolos de Abril)! Na Itália e França chama-se de Peixe de Abril!
No Brasil a fama do Dia da Mentira começou na epóca de D. Pedro em Minas Gerais, neste dia em 1828 foi dada a noticia do falecimento de Dom Pedro o que foi desmentido no dia seguinte. Mais uma mentira foi lançada quando no dia 14 de setembro de 1849 foram convocados credores para um acerto de contas em 1 de abril do ano seguinte dando a referencia de um local inexistente!

As Peças de 1 de Abril que Marcaram!

          Arvore de Macarrão?
Em 1957 um programa de TV Britânico noticiou uma arvore de macarrão! E por incrível que parece choveram telefonemas de toda Inglaterra para a emissora perguntando como se poderia cultivar a arvore de massa! 
A Torre de Pisa Caiu?
Em 1960 um canal de televisão holandês noticiou que a Torre de Pisa, um ícone da Itália havia caido! Muitos acreditaram e começou a chover ligações pro canal! A Torre é conhecida por ser torta!
Big Ben à la Wall Street?
Em 1980 a BBC disse que o Big Ben, monumento historico inglês localizado em Londres, seria transformado em relogio digital com diversas propagandas, a brincadeiras fez vários ingleses espumarem em revolta!
Hamburguer de Canhoto?
Em 1998 a rede de Fast-Food Burguer King lançou a propaganda de um sanduiche exclusivamente para canhotos, o hamburguer seria exatamente igual ao original mas especialmente desenvolvido para aquelas pessoas que utilizam mais a mão esquerda!
"The Guardian" em 140 caracteres?
Em 2009 o Jornal Britanico "The Guardian", que existe a 191 anos, publicou que iria fechar e direcionar seu futuro para o Twitter já que especialistas dizem que qualquer historia pode ser contada em 140 caracteres!
Existe Lost?
Em 2010 o site Yahoo! noticiou a descoberta de uma ilha chamada Lost que supostamente teria sido a inspiração para o seriado!
Dois Mouses? 
Em 2012 o Google resolveu brincar bastante e um de seus lançamentos para hoje é o Modo Multitarefa do Chrome(Google Multitask) que oferece a navegação com dois mouses ao mesmo tempo em um mesmo computador, uma ambinavegação!
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário