sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Caipirinha!


Hoje o post é dedicado pra aqueles que curtem esse drinque que não pode faltar em nenhum cardápio de bar brasileiro! Vai conhecer um pouco mais da famosa Caipirinha, suas variações e formas de preparo e obviamente ter a opção de preparar a sua!

A Caipira Que Conquistou o Mundo!

A Caipirinha é uma bebida brasileiríssima, com direito a decreto assinado, na tentativa de garantir a propriedade intelectual da formulação original na legislação internacional, e tudo! O nascimento da Caipirinha se deu no interior de São Paulo no século XVIII, onde a Cachaça, abundante nos vilarejos, era consumida pura por seus apreciadores, que eram basicamente os homens, diz-se que as primeiras adições foram feitas quando doentes para não abandonar o hábito do trago transformavam a bebida em remédio acrescentando a ela limão e alho (logo desprezado). Mais tarde em 1950 com a urbanização destas regiões a bebida chegou a metrópole e ganhou adeptos ganhando uma versão que prevaleceria como a versão clássica da Caipirinha : Cachaça, Limão, Açúcar e Gelo!



Com essa composição a Caipirinha fez sua fama caindo no gosto não só de brasileiros! A qualidade da combinação foi base para inspirar a criatividade para novas criações e hoje existem variados tipos de Caipirinhas que diferem no modo de preparo e em sua bebida de base! Ela pode ser encontrada feita com a tradicional Cachaça, Vodka (Caipiroska), Vinho (Caipivinho), Licor Beirão (Caipirão), Rum (Caipiríssima), Steinhäger (Caipiheger),Saquê (Saqueirinha)! Vale lembrar que a original Caipirinha é feita com Limão Rosa, comum no interior mas difícil de se encontrar nos mercados das grandes cidades, por isso usa-se para versão clássica o Limão Taiti, com as variações da receita original há quem use outras frutas sozinhas como também combinações delas! O adoçamento também pode variar do açúcar comum para o mascavo ou até fazer-se o uso de mel, a última opção teria uma melhor composição quando o drinque for sheikado, outra diferença do preparo!
É comum que se prepare a Caipirinha diretamente no copo de serviço, ou seja, onde se vai beber (o que o torna um drink do tipo montado)- adicione as frutas e o açúcar e as macere, ou seja, amasse(Importante: Não Soque! - Macerar não é socar e sim Amassar!), adicione gelo e a bebida base - quando se opta por esse tipo de preparação é indicado mexer ( o utensílio adequado em bar seria uma colher bailarina), mas há quem deixe isso pra quem vai beber somente pondo o canudo, o que acontece é que não há uma mistura total dos ingredientes portanto haverá uma diferença de sabor em partes da bebida, vai sentir uma parte mais doce com a fruta e outra com o gosto mais forte da bebida base utilizada! Se o desejo é obter um sabor homogêneo então deve-se sheikar a Caipirinha utilizando uma coqueteleira - macerar (amassar) as frutas com o açúcar, adicionar gelo e a quantidade de bebida base e sheikar tudo para depois servir!


Gostou? Então se divirta criando a próxima combinação inédita aos risos com seus amigos! Pegue aquela garrafa de bebida, as frutas esquecidas e o resto do açúcar e faça a sua festa! Pra começar ai vai uma opção diferente pra você:


Caipirinha de Tangerina com Pimenta Dedo-de-Moça


Ingredientes:
1 Tangerina lavada e com casca
2 Colheres de sopa de açúcar
50 ML de Cachaça Ouro
8 Cubos de Gelo
1 Pimenta Dedo-de-Moça pequena, sem sementes e cortada em tiras finas

Modo de Preparo:
Corte a Tangerina ao meio e depois em fatias, retire as sementes.
Coloque a fruta em um copo do tipo longo e adicione o açúcar. Macere-os com um amassador(Importante: NÃO Soque!)
Adicione o Gelo, a Pimenta e a Cachaça.
Misture de baixo para cima e sirva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário