quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ele é Carioca!



Em homenagem ao dia de São Sebastião que acontece amanhã 20/01 nossa quinta musical rola bem carioca! Contado um pouco da historia do samba do Rio e apresentando músicas de qualidade ligadas a esse gênero! Também falamos de um documentário imperdível, tanto pra quem curte música quanto pra quem gosta de cinema, pois é totalmente musicado sem narrações ou depoimentos, ou seja uma inovação do gênero, que conta a historia de Tom Jobim, que além de carioca foi um dos criadores do movimento da bossa nova, bossa que você vai ver derivou do samba!

Samba!




O samba apesar de existir em diversas partes do Brasil- como Bahia, Minas, Maranhão e São Paulo- sob a forma de diversas danças e ritmos regionais derivados do batuque é entendido como gênero musical ligado a uma manifestação urbana da cidade do Rio de Janeiro! Foi no Rio que a dança trazida pelos escravos se encorporou a vários outros gêneros musicais(polca, maxixe, lundo, xote, entre outros) já tocados na cidade e adquiriu características únicas! O primeiro samba gravado no Brasil data de 1917 por Ernesto dos Santos"Donga", e foi chamada " Pelo Telefone"(Ouça: ), teve grande contribuição para difundir o gênero e o surgimento de outros compositores! Esse tipo musical foi inicialmente ligado ao carnaval, e até hoje há quem somente o ligue a festa, mas há diversos tipos de samba e derivações dele, como o samba-maxixe, samba-canção, samba rock, a famosa bossa nova entre outros!


Filme Documentário : "A Música Segundo Tom Jobim"!



O documentário totalmente inovador que trata sobre a trajetória de Tom Jobim faz sua estréia nas telas amanhã dia 20/01! O filme sem narrações ou depoimentos é composto por várias interpretações das canções de Tom intercaladas! Foi baseado em uma frase dita pelo maestro-"A linguagem musical basta"-, que os elaboradores do filme decidiram por faze-lo totalmente musical, portanto segundo o diretor Nelson Pereira dos Santos a ideia é deixar fluir e relaxar ouvindo a música! Elis, Vinicius e Frank Sinatra são algumas das figuras que aparecem interpretando as canções de Jobim! Tire um tempo para ver e curtir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário